DIREITOS MÁXIMOS, DEVERES MÍNIMOS

Autor – Bruno Garshagen

364 Páginas

Editora – Record

Bruno Garschagen mostra, neste novo livro, que o Brasil se tornou um país onde as pessoas acham que só têm direitos – e que têm direito a mais direitos –, mas não deveres e obrigações. O livro expõe as consequências dessa ideia – presente na política, nas universidades, na imprensa – e a confusão que existe entre direitos e privilégios.

O grupo de privilegiados é mais amplo do que costumamos pensar. Inclui pessoas que são beneficiadas porque são estudantes, grandes empresários, alunos de universidades federais, empregados em empresas privadas, LGBTTI, membros da OAB, ou criminosos. Há exemplos marcantes de privilégios e regalias de políticos e agentes públicos dos três Poderes, mas também de pessoas que não trabalham para o Estado, e suas consequências são extremamente nocivas para a sociedade, incluindo a corrosão do sentido de responsabilidade individual, o comportamento irresponsável, a formação de uma mentalidade servil, a delegação das obrigações individuais para terceiros, o paternalismo estatal e a ideia de que o outro “me deve” alguma coisa.

03/07/23 – 0 a 29 (29 pgs)

Parte 1 Direitos e Privilégios, Capítulo 1: Universalização dos Direitos, Capítulo 2: Origem Revolucionária, Capítulo 3: Contra os direitos abstratos

10/07/23 – 30 a 49 (19 pgs)

Capítulo 4: Racionalismo Dogmático, Capítulo 5: Constituição Cidadã? e Capítulo 6: Ensino, ideologia e Mentalidade.

17/07/23 – 50 a 73 (23 pgs)

Capítulo 7: Privilégio não é exclusividade de homens brancos, heterosexuais e ricos, Capítulo 8: Direito ou Privilégio?, Capítulo 9: Batalha dos Rentistas e

Parte 2: Privilégios no Estado, Capítulo 1: Privilegiado esclarecido: o que prefere servir a ser vítima do Estado.

24/07/23 – 74 a 107 (33 pgs)

Capítulo 2: Poder Judiciário: auxílios para das e vender, vestido e maquiagem, terno novo em Miami e Capítulo 3: Poder Executivo: do foro privilegiado às regalias de ex-presidente presidiário.

03/08/23 – 109 a 145 (36 pgs)

Capítulo 4 – Poder Legislativo: os parlamentares mais bem remunerados da América Latina, Capítulo 5 – Tribunal de Contas: vitaliciedade, auxílio-aluguel, 15 salário, Capítulo 6 – Ministério Público: benefício não tributados, auxílio-creche e jornada TQQ, Capítulo 7 – Privilégios compartilhados: a irrealidade salarial do País da Maravilhas.

Parte 3 Privilégios na Sociedade

1 Privilegiado ignorante: o que nada vê e não quer nem saber, 2 País de Meia-Entrada: quem ganha e quem perde?

07/08/23 – 146 a 169 (23 pgs)

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *