Matrix Resurrections com Spoiler

The Matrix Resurrections

2021 – 14 – 2h28min

IMDb

Regresse a um mundo de duas realidades: uma, a vida quotidiana; a outra, o que fica para trás. Para descobrir se a sua realidade é uma construção, para se conhecer a si próprio, o Sr. Anderson terá que seguir o coelho branco.

LER APENAS APÓS TER ASSISTIDO O FILME

Neo é Tom, um renomado desenvolvedor do jogo Matrix, baseado em suas memórias ou delírios. O filme se passa nessa questão Binária, fazendo uma alusão à programação de computador e as escolhas da vida entre o Sim e o Não, A verdade ou a Ilusão e todas as demais existentes.

Um filme onde os atores interagem com o público, fazendo comentários da continuação da trilogia, da Produtora e outros mais, trazendo os espectadores para dentro da “ficção” apresentada.

Sempre na dúvida de estar vivendo momentos de fantasia ou Realidade, Neo é medicado com suas pílulas azuis para parar com os delírios e se manter dentro da “Realidade”.

No trailer 2 cita que “Não podemos ver, mas estamos todos presos em estranhos loops de repetição.” onde “Bilhões de pessoas vivendo suas vidas distraídas” é uma crítica ao sistema em que vivemos, ainda mais com redes sociais e tecnologias que aparentemente mantêm as pessoas mais presas e sem pensar a respeito da razão de viver.

Uma releitura com muito Deja vú, onde diferentes pessoas porém com comportamentos aparentemente similares ou até idênticos aos vividos em uma época passada.

Determinado momento do filme parece que todas as ações, lutas e conquistas de Neo não valeram de nada. O mesmo teve uma sensação que voltou a estaca zero, sobretudo são mostradas as consequências positivas decorrentes das suas ações com uma maior evolução e qualidade de vida para as pessoas. Vale uma reflexão para nossas vidas em momentos que estamos aparentemente estagnados ou pensamos não termos evoluído nessa vida e algum tempo depois uma pessoa lhe agradece por tê-la ajudado.

Apesar de ser dito que não existe escolha, pois é uma ilusão, na cena que Trinity diz ter sonhado até aquele ponto, remete à cena final do terceiro filme trazendo uma certa decepção, até que a partir daquele momento ela escolhe começar a criar uma nova trajetória ao invés de reviver o passado e surpreende as expectativas das memórias anteriores. Aqui fica claro que ela sai desse loop.

Ocorre uma inversão entre Neo e Trinity, onde Neo desperta para o Mundo real antes de sua amada, entretanto ela esta mais forte do que antes, onde em certo momento parecia ser a escolhida e não mais o Neo. No final do filme mostra uma releitura do primeiro filme, só que agora os dois juntos e mais fortes irão criar um mundo novo.

Fica aqui a mensagem que podemos mudar o Mundo, mudando única e exclusivamente à nos mesmos. Não acredito na possibilidade de mudar outra pessoa sem a permissão da mesma. Somos seres diferentes, com sonhos e metas distintas, não existindo a possibilidade de esperarmos um bem comum através de uma única solução para todos.

O Sentimento humano opera milagres que até o criador do programa livre (open source) pode não ter concebido, as diferenças são saudáveis para a criação de novos meios, novas tecnologias. Basta aprendermos a conviver com respeito entre os diferentes sem haver imposições e teremos uma evolução exponencial.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *